
GASSHO significa “duas mãos que se juntam”. É uma técnica de meditação que ajuda a elevar a consciência, ensinada por Mikao Usui, o proclamado “pai do Reiki”. Esta técnica é executada com uma posição específica das mãos (mudra), em que ambas as palmas se juntam, geralmente ao nível do coração, mas também podem juntar-se ao nível da garganta.
Antes de iniciar o ritual de aplicação de Reiki, seja a nós ou a outr@s, @ praticante começa com esta técnica, baixando ligeiramente a cabeça/queixo, numa postura de humildade. Esta é uma oportunidade ótima para focar a atenção, elevando assim a consciência, o que permite ao praticante estar mais disponível para a canalização da energia vital universal.
Este mudra é comum a algumas religiões, como gesto de oração, o que não deixa de ser um momento de meditação. Em algumas culturas, é um gesto que expressa gratidão, reverência e reconhecimento da unidade de todos os seres. Como prática meditativa, é utilizada como forma de focar a atenção, numa tentativa de silenciar e acalmar a mente.
Esta técnica pode ser praticada em qualquer altura, sempre que sintas necessidade e/ou vontade e é independentemente da religião, cultura, idade ou condição física. Podes praticar todos os dias um bocado, à hora que te convier (por exemplo, antes de dormir, ou bem cedo para começar o dia com leveza).
Partilho aqui 3 meditações simples, que podes adaptar ao teu gosto e às tuas necessidades.
Meditação Gassho “simples”:
– Senta-te com a coluna ereta, mas confortável;
– Junta as palmas das duas mãos, ao nível do teu coração, com os polegares em contacto com o peito;
– Baixa ligeiramente a cabeça/queixo, numa postura de humildade;
– Fecha suavemente os olhos e foca toda a tua atenção no ponto onde os teus dedos médios se tocam;
– Por cada pensamento que venha (vai acontecer!), não te prendas a ele nem o forces a ir embora. Nesse momento, muda o foco da tua atenção para a tua respiração (ou para a música que possas estar a ouvir);
– Faz 3 respirações lentas e profundas. Enche a barriga ao inspirar (idealmente pelo nariz), como se fosse um balão. Esvazia a barriga ao expirar (idealmente pela boca);
– Respira ao teu ritmo, de forma suave a natural, em direção às pontas dos teus dedos;
– Observa e toma consciência dos detalhes da tua respiração, sente a temperatura do ar, as sensações nas tuas mãos, o ar a percorrê-las, o teu corpo a relaxar e usufrui de toda a experiência, prolongando por quanto tempo desejares.
Meditação Gassho da gratidão:
– Procedimento igual à meditação anterior;
– A seguir, agradece, em voz alta ou mentalmente, por 3 situações/pessoas/bênçãos na tua vida;
– Toma consciência de quão abençoada a tua vida é, afinal. Quanto mais agradeces, mais tens para agradecer!
Meditação Gassho do Reiki:
– Procedimento igual à meditação “simples”;
– A seguir, podes recitar os 5 princípios do Reiki (lê o nosso artigo sobre este tema, para saberes mais, ou simplesmente relembrar);
– Só por hoje sou calm@;
– Só por hoje confio;
– Só por hoje, sou grat@;
– Só por hoje, trabalho honestamente;
– Só por hoje, sou bondos@;
– Leva para o resto do teu dia, a serenidade e a felicidade que esta meditação te trouxe.
Nas primeiras vezes que experimentares esta meditação, é possível que sintas cansaço nos braços. Se isso acontecer, podes baixá-los para o teu colo, O importante não é cumprir exatamente como a meditação está descrita, mas sim a intenção que colocas e focar no presente, ao contemplar o aqui e o agora. Bora lá praticar?
Gratidão!
Maria Sacramento
Mestre e Terapeuta de Reiki
Mentora de Desenvolvimento Pessoal e Espiritual